30 de junho: fim do prazo para a realização de convenções partidárias

30/06/2012 13:45

 

A partir de amanhã, serão conhecidos os times e os jogadores escalados para a disputa das eleições de outubro

 

Finalmente, depois de meses de especulações, chegou ao fim o período do 'balão de ensaio' da politica, e agora os partidos apresentam os jogadores que escalaram em seus times para a disputa das eleições de outubro.

Em jogo, 5.566 prefeituras em 26 estados. Disputa importante para garantir a sobrevivência dos partidos e a demarcação de sua força. Em algumas cidades, em especial, a disputa é uma prévia das eleições de 2014, onde estarão em disputa os Governos estaduais, um terço das cadeiras do Senado e a presidência da Republica: São Paulo e Belo Horizonte.
 

Na primeira, a disputa é pelo controle da maior cidade do Brasil. Atualmente, comandada por Gilberto Kassab, aliado de primeira hora e ex-vice prefeito de José Serra (PSDB), que busca neste ano voltar a governar a cidade. O PT, sob o comando de Lula, tem como candidato o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, tentando recuperar o comando da cidade, perdido em 2004, quando Serra derrotou a então prefeita Marta Suplicy, que buscava a reeleição. Mas na capital paulista quem surpreende é o ex-deputado federal Celso Russomano, do PRB. Ele esta em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, e enquanto os demais candidatos permanecem estagnados na preferência dos eleitores, Russomano tem avançado nas pesquisas. Correndo por fora, o PMDB lançou o deputado federal Gabriel Chalita, para tentar recuperar o espaço politico do partido no estado.


Já em Belo Horizonte, a disputa é diferente. De um mesmo lado estão PT e PSDB no apoio a reeleição do atual prefeito do PSB. Na inusitada aliança, formada ainda em 2008, o PT indicou o candidato a vice, o jovem deputado federal Miguel Correa Jr. O PSDB pretende garantir espaço na chapa proporcional de vereadores com o PSB, que também é disputada pelo PT. Ao todo, a aliança pela reeleição do prefeito do PSB conta com o apoio de 16 partidos. Em oposição a isto, três deputados disputam a prefeitura contra o poderio politico e econômico do candidato da aliança (que conta inclusive com o apoio das maquinas municipal, estadual e federal). São eles: o deputado estadual Délio Malheiros (PV), o deputado federal Eros Biondini (PTB) e o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB).


Amanhã, com os resultados das convenções homologados, falarei mais detalhadamente sobre as candidaturas colocadas, bem como de suas respectivas coligações e seus significados.

Voltar