Estados Unidos tem sua primeira Senadora declaradamente lésbica

07/11/2012 04:11

do Portal O TEMPO Online

                                               SCOTT OLSON/AFP

Deputada assumidamente lésbica se elege Senadora pelo Partido Democrata, derrotando ex-Governador Republicano; em Maryland, casamento gay é aprovado

 

Junto à confirmação da reeleição de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos pelos próximos quatro anos, dois outros fatos importantes marcaram as eleições americanas.

No estado de Wisconsin, no norte dos Estados Unidos, a deputada Democrata Tammy Baldwin se elegeu Senadora numa dura disputa contra o ex-governador Tommy Thompson, do partido Republicano.

A deputada foi eleita com 51% dos votos, contra 47% do ex-governador. Tammy vai ocupar a vaga deixada pela também Democrata Herb Kohl.


CAMPANHA

Mesmo sendo assumidamente lésbica, Tammy Baldwin fez uma campanha ao Senado independente do tema sexualidade. Ela usou a estrutura que possuía na televisão, para pregar em seu adversário a imagem de um homem que se colocou contra a reforma no sistema de saúde do país, aprovada por Obama.


CASAMENTO GAY

Junto às eleições presidenciais e parlamentares, o estado americano de Maryland aprovou em referendo, a proposta do casamento gay. Com a aprovação confirmada, casais do mesmo sexo poderão oficializar sua união a partir de primeiro de janeiro.

Além de Maryland, o distrito de Columbia e outros seis estados já permitem a união entre pessoas do mesmo sexo.

Washington e Maine também realizaram referendo sobre o mesmo tema, mas os resultados ainda não foram divulgados.

Voltar