São Paulo tem 1º casamento civil gay

19/08/2012 13:33

São Paulo. O primeiro casamento civil gay da cidade de São Paulo aconteceu, às 11h45 de ontem, no Cartório de Itaquera, na zona leste da capital paulista. Os noivos, o professor, agora chamado Mário Perrone Grego, 46, e o técnico em enfermagem, Gledson Perrone Grego, 32, estão juntos desde 2002 e viviam em uma união estável. Agora, com base em um acórdão que autoriza o casamento civil de pessoas do mesmo sexo na cidade de São Paulo, conseguiram oficializar a união. O acórdão foi publicado no dia 6 de julho de 2012 no Diário da Justiça.

O casamento estava marcado para as 10h40, mas houve atraso no cartório. Durante a espera, vários casais que estavam na fila, para também concluírem seus casamentos civis, ficaram curiosos ao perceberem que a última cerimônia do dia celebraria um casamento gay. O casal que estava chamando a atenção vestia uma camiseta com uma estampa que apoiava o casamento civil igualitário, ilustrada por uma foto deles. A cerimônia foi realizada pela juíza Janete Berto Pereira, que, afirmou que em 25 anos de profissão, nunca havia casado pessoas de mesmo sexo.

Mário e Gledson se emocionaram bastante durante o casamento. "É muito lindo você lutar e conseguir", afirmou Mário, que chorou muito. "Foi uma emoção só, foi a conquista de um direito que estávamos lutando há anos", completou. Gledson afirmou que a união o fazia se sentir "mais igual aos outros cidadãos". Cerca de 25 pessoas, entre familiares de Mário e amigos do casal, acompanharam a cerimônia em Itaquera. A família de Gledson não apareceu, porque ainda não apoiam a união.
Voltar